Protestantes comemoram os 500 anos da Reforma Luterana

WhatsApp Image 2017-10-31 at 15.36.04

Hoje é um dia muito importante para os protestantes de todo o mundo: É quando evangélicos comemoram os 500 anos da Reforma Protestante.  Foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge alemão Martinho Lutero mostrou ao mundo suas teses que discordavam de pensamentos defendidos pela Igreja Católica Romana no início do século XVI.

As igrejas protestantes como a luterana, presbiteriana, metodista e as evangélicas começaram a surgir depois que Martinho Lutero se manifestou contra o poder do papa e partes da doutrina da igreja católica. Isso provocou uma reforma e dividiu a igreja entre católicos e protestantes.

O manifesto de Lutero serviu para desvincular a Igreja do Estado e, mesmo os dois atuando em conjunto nos dias atuais, buscando proporcionar o bem-estar das pessoas, um por intermédio do apelo espiritual e outro pelo material, a igreja é independente do Estado. Devemos lembrar que um dos propósitos de Lutero era promover a educação religiosa, possibilitando que as famílias levassem a bíblia para dentro de seus lares, repassando os conhecimentos para as gerações mais novas.

Para o empresário luterano Hans Dettmann Júnior, de Santa Maria de Jetibá, a data representa muito mais do que um marco histórico e religioso: “É importante recordarmos os princípios que a motivaram. Que nunca esqueçamos da importância de vivermos uma fé pura, baseada apenas na palavra de Deus. Que nós, enquanto seguidores de Cristo, resgatemos diariamente aquilo que moveu os nossos companheiros de fé há 500 anos”, disse Hans.