Artigo: Terceirização do Trabalho

Trabalhamos com planejamento e foco.
Trabalhamos com planejamento e foco.
Deputado Federal Carlos Manato: " Terceirizar significa ampliar nossa competitividade no mercado mundial e, consequentemente, a abertura e manutenção de postos de trabalho".

Deputado Federal Carlos Manato: ” Terceirizar significa ampliar nossa competitividade no mercado mundial e, consequentemente, a abertura e manutenção de postos de trabalho”.

Depois de 11 anos de trâmite no Congresso, finalmente, a Câmara dos Deputados decide o projeto de lei que é uma realidade incontestável, um fenômeno desencadeado pela globalização, não apenas no Brasil, mas, em todo o mundo; desde o final da década de 80.

É preciso entender que terceirizar não significa prejudicar o trabalhador, tirando dele seus direitos conquistados. Pelo contrário! Terceirizar é, entre outras coisas, reduzir conflitos e modernizar as relações de trabalho no Brasil, trazendo mais oportunidades de vagas, tornando o Brasil mais competitivo no mercado mundial, pois, estimula a atividade produtiva  e o emprego a longo prazo.

Além disso, a terceirização permite às micro e pequenas empresas, especializadas em produtos ou serviços, se inserirem na rede de fornecedores de empresas maiores, ampliando sua chance de crescimento e de geração de novos empregos. E é preciso lembrar que serão mantidos os direitos trabalhistas e a garantia de pagamento dos impostos.

Senhor presidente, uma sondagem realizada pela CNI em 2014 mostra que quase 70% das 2.330 indústrias entrevistadas utilizam ou utilizaram, nos três anos anteriores, serviços contratados de terceiros. Para o levantamento foram entrevistadas empresas de pequeno, médio e grande portes. A sondagem destaca ainda que 62% das entrevistadas pretendem manter o volume de serviços terceirizados e 21,9% desejam aumentar ainda mais a utilização desse recurso.

O momento é de crise e é necessário preservar a competitividade e a manutenção das linhas de produção, pois, se perdermos nossa competitividade, aí sim, nossos trabalhadores serão prejudicados com o fechamento dos postos de trabalho.