Deputado Manato participa de reunião em apoio aos funcionários da Samarco

O Deputado Federal Carlos Manato esteve reunido na última quinta-feira (7) com o Prefeito de Anchieta, Marcos Assad e com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para tratar da reabertura da empresa Samarco. O encontro, que aconteceu em Brasília, teve como objetivo central a defesa das três mil pessoas que trabalham dentro na empresa e de mais 12 mil que atuam indiretamente. Esses trabalhadores estão correndo o risco de perderem seus empregos.

Assim que a Samarco paralisou as atividades devido ao desastre na barragem de Fundão, os funcionários foram afastados dos cargos. Eles continuam recebendo os salários, mas não há garantia de que vão voltar ao trabalho.

Na reunião, Carlos Manato lembrou que o Ministério Público já solicitou a Samarco o cumprimento do seu passivo social e todos os atenuantes. “Vamos acompanhar de perto todas as ações da empresa em relação a esses trabalhadores que têm suas famílias e dependem essencialmente da Samarco”, ressaltou o Deputado.

A empresa já havia anunciado que havia possibilidade de demissão tanto dos funcionários que estão no período de lay-off como os outros que estão na empresa.

A tragédia

Em novembro de 2015 houve um rompimento na barragem de Fundão no município de Mariana, Minas Gerais, provocando uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição em várias cidade de Minas Gerais e Espírito Santo à medida em que avançou pelo Rio Doce.

Ocorreram mortes, várias pessoas ficaram desabrigas e com pouca água disponível para consumo. Além disso, ocorreram vários impactos ambientais incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.